segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Homo Habilis

  A designação de "hábil" provém do facto de terem sido encontradas ferramentas primitivas em conjunto com os vestígios fósseis comprovativos da sua existência. O habilis terá vivido entre 2,4 e 1,5 milhões de anos. Assemelha-se em muitos aspectos aos Australopithecus .
A face é ainda primitiva, mas é menos projectada que no Australopithecus africanus . Os dentes traseiros são mais pequenos, mas consideravelmente maiores que nos humanos actuais. O tamanho médio do cérebro, 650 cc, é marcadamente maior que nos Australopithecus , mas ainda menor que a média dos erectus . A forma do cérebro é também mais humana. A saliência na área de Broca, essencial à fala, é visível numa das estruturas cerebrais de um habilis , indicando uma provável capacidade de fala rudimentar.
A sua altura seria de aproximadamente 127 cm, com um peso de, aproximadamente 45 kg, apesar de as fêmeas poderem ser menores. A sua alimentação incluiria também carne, como parece indicar a presença de ossos de animais com vestígios de corte de utensílios de pedra encontrados juntamente com os seus restos fósseis.
Desde a sua descoberta que tem sido uma espécie envolta em controvérsia. Alguns investigadores nunca o aceitaram, defendendo inclusive que todos os vestígios fósseis de habilis devem ser integrados quer nos Australopithecus , quer nos Homo erectus . Contudo, actualmente muitos sustêm que o habilis combina características de pelo menos duas espécies diferentes de Homo .
Uma das árvores mais recentes de evolução genealógica indica como antepassado directo do habilis o Australopithecus anamensis .
                                                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário